Ontem nevou por aqui. E eu fiquei presa aqui em casa sem nada pra fazer. Aí eu resolvi fazer um presente pra minha amiga Nicole, porque logo logo eu tenho que colocar uma caixinha pra ela no correio.
Eu tinha visto este cachecol em um site que eu gosto muito, e achei muito interessante. E fácil. E barato. E resolvi tentar.
Vamos lá então. Ingredientes:
- Camisetas velhas (quantas cores você quiser; eu estou usando umas regatinhas velhas que eu tinha e que ia mandar para o Exército da Salvação. As cores são bem escandalosas mesmo, o que é ótimo, porque a Nicole é do tipo de pessoa que adora preto, cinza e branco. Achei que umas cores mais fortes fosse alegrar o dia dela. Ou não...)
- Tesoura
- Régua ou fita métrica.
Falei que era baratinho! Com certeza você já tem tudo em casa.
Agora pega uma das blusas, e corta a barra, bem pertinho da costura:
Mas não joga fora não, viu? Mais tarde a gente vai usar a barra também. Vai lá e corta a barra de todas que eu espero.
...
...
Pronto? Rapidinho, né?
Continuando. Ponha a blusa bem retinha na mesa, e pegue sua fita métrica, ou régua, ou use o dedo. Meça uma tirinha de mais ou menos 2cm, e faça uma marquinha com um lápis, sabe, pra ter mais ou menos uma linha reta, pra ajudar na hora de cortar.
Corte a sua tirinha. E repita. Muitas vezes, com todas as blusas. Prometo que essa é a parte mais chata e mais demorada.
Agora, o tanto de tirinhas vai depender do tamanho que você quer para o seu cachecol, e quantas cores você tem. Eu tenho 4 cores, e vou cortar 8 tirinhas em cada blusa, para um total de 27. Tô brincando. Eu sei que o total é 32. Juro. Nem precisei de calculadora.
Maggie estava me ajudando nessa parte. Bem, mais ou menos. Na verdade, ela dormiu o tempo todo. Diacho de ajudante...
Agora, pegue uma tirinha, e estique. Cuidado pra não rasgar, viu? É só pra dar uma esticadinha básica mesmo.
Depois de esticar as tirinhas, enrole todas na mão (uma de cada vez, viu?) Assim:
Eu consegui dar umas 5 voltas com cada tirinha. Mas pode variar, porque vai depender do tamanho da camiseta. E repita. Com todas as 27 tirinhas. Tô brincando. 31. Afinal, você acabou de fazer uma, né?
Viu? Sou até boa de matemática.
Depois de enrolar todas, o resultado vai ser este:
E finalmente vamos começar a montar o cachecol.
Lembra no começo, que nós cortamos a barra das blusas? Pega a barra, e corta um ladinho para abrir.
Pegue sua fita métrica, ou régua, e meça tiras de mais ou menos uns 12cm. Ou 11. Ou 10. Ou 13.
Eu gosto de dar opções.
E repita com todas as barrinhas. A palavra-chave deste projeto é repetição.
Pegue 2 argolinhas, coloque uma do lado da outra, e usando uma tirinha da barra, amarre as duas juntas, e dê um nozinho, assim:
Se a tirinha de amarrar fica grande, é só cortar.
E vai repetindo, com todas as argolinhas, e todas as tirinhas... e se as tirinhas de amarrar acabarem, é só cortar mais das blusas. Mas pegue sempre uma parte que tenha costuras, como nas manhas, ou nas golas.
A ordem dos tratores não importa. Vai do seu gosto. E não precisa ficar muito perfeitinho não. Não é olho de santo. Vai amarrando uma na outra, fazendo sua correntinha:
E no final, o seu cachecol vai ficar assim:
Lindinho, né?
Eu sei que agora por aí no Brasil a temperatura não está muito propícia ao uso de cachecóis. Mas faz, e espera o tempo esfriar. O bom deste cachecol é que ele não fica muito grosso, e não esquenta muito. Então qualquer ventinho mais frio pode virar desculpa pra usar essa belezinha.
Espero que a Nicole goste!

Nenhum comentário:
Postar um comentário